Natura2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia e matéria escura

+3
Jone
Carlos Costa
__gArY__
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por tig 12th novembro 2008, 09:11

Pelo contrário Jone. Se ficasses com as tuas mãos em cima do teclado com o passar do tempo ou seja milhões de anos ias atravessando o teclado para o outro lado Wink
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 156
Idade : 38
Localização : Lisboa
Emprego : Consultor
Tempos Livres : Ténis e Kenpo
Área das ciências naturais favorita : Astronomia
Cientista favorito : Stephen Hawking

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por Jone 12th novembro 2008, 09:20

ola Tig,

mas pelo visionamento do video sobre energia e materia escura, eles dão a entender a energia escura como sendo o "esqueleto" onde a materia se agrupa/esta agregada. (pelo menos fiquei com essa ideia).
ora se o esqueleto fica maior mas a materia é a mesma e ocupa o mesmo volume....

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Número de Mensagens : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por tig 12th novembro 2008, 09:25

Pode não estar ligado ao que eu disse. Isto que eu disse de atravessares o teclado foi uma professora de fisica que eu tive que me disse. Smile
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 156
Idade : 38
Localização : Lisboa
Emprego : Consultor
Tempos Livres : Ténis e Kenpo
Área das ciências naturais favorita : Astronomia
Cientista favorito : Stephen Hawking

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por Jone 12th novembro 2008, 09:35

epa....
isto á velocidade que a Ciencia tem evoluido ultimamente, o que hoje é verdade ontem ainda era mentira.
eu não tenho a certeza mas tenho a ideia que a compreensão sobre a energia escura não tem tantos anos assim, não é Carlos?

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Número de Mensagens : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por Carlos Costa 12th novembro 2008, 10:37

Jone escreveu:epa....
isto á velocidade que a Ciencia tem evoluido ultimamente, o que hoje é verdade ontem ainda era mentira.
eu não tenho a certeza mas tenho a ideia que a compreensão sobre a energia escura não tem tantos anos assim, não é Carlos?
Não, só sabemos que ela existe há cerca de 10 anos. Smile

Tú não te afastas do teclado, porque a energia escura ainda só actua lentamente. Actua à velocidade de 74 km/s por cada 3,26 milhões de anos-luz de espaço. Como a distância que te separa do teclado é de menos de 1 metro, a actuação da energia escura torna-se irrisória e insignificante! Só conseguimos ver os efeitos da expansão em largas escalas, como as escalas intergalácteas.
Mas se vivesses milhares de milhões de anos, irias com o tempo começar a ver os efeitos da expansão nas pequenas coisas. Quando o Big Rip estiver no seu auge (os dados indicam que será daqui a 50 000 millhões de anos) o próprio planeta terra será desfeito em menos de 1 hora! What a Face
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por Jone 12th novembro 2008, 10:42

Carlos Costa escreveu:
Tú não te afastas do teclado, porque a energia escura ainda só actua lentamente. Actua à velocidade de 74 km/s por cada 3,26 milhões de anos-luz de espaço. Como a distância que te separa do teclado é de menos de 1 metro, a actuação da energia escura torna-se irrisória e insignificante! Só conseguimos ver os efeitos da expansão em largas escalas, como as escalas intergalácteas.
Mas se vivesses milhares de milhões de anos, irias com o tempo começar a ver os efeitos da expansão nas pequenas coisas. Quando o Big Rip estiver no seu auge (os dados indicam que será daqui a 50 000 millhões de anos) o próprio planeta terra será desfeito em menos de 1 hora! What a Face

depois de ter escrito aquilo pensei exactamente o que tu escreveste.
á escala do Universo, por muito elevada que fosse essa velocidade de expansão, os efeitos seriam infimos nesse meio metro.

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Número de Mensagens : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por __gArY__ 13th novembro 2008, 08:51

hehehe to falando esse conceito de energia escura tem muito que ser discutido. Só queria dizer que o espaço entre as galaxias esta a aumentar, mas essa nao é a causa e sim a consequencia de existir uma força repulsiva a atuar nas galaxias e é ai que reside a definiçao de energia escura, a energia que está a afastar tudo. pensem bem ocorreu o big bang qual a tendencia imediata? a materia acelerar sua expanção devido a grande energia concentrada, depois estabilizar e em seguida freiar, porque a gravidade estaria atuando contra esse movimento. Entao nosso universo teria que hoje ou estar sofrendo o big crunch ou no minimo desacelerando, mas esta a fazer o oposto. Portanto ou nosso conhecimento das forças é incompleto ou está errado, já que a teoria nao condiz com o observado. Entao qual das linhas seguir incompleto ou errado ? seguiram a linha incompleto e introduziram o tal conceito energia escura. penso eu que deveria ter ido pela outra linha...
abraços
ps: carlos porque a energia negra atua mais intensamente em corpos muito longe do que naqueles muito perto se normalmente força é inversamente proporcional a distancia?

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por Jone 13th novembro 2008, 09:07

eu fiquei com a ideia que a energia escura não actua sobre os corpos, mas sim, e apenas, sobre o espaço.

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Número de Mensagens : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por Carlos Costa 13th novembro 2008, 15:08

__gArY__ escreveu:carlos porque a energia negra atua mais intensamente em corpos muito longe do que naqueles muito perto se normalmente força é inversamente proporcional a distancia?
Ela atua simetricamente em todo o universo. Existe simetria espacial no universo e por isso o longe e o perto não se coloca. O que eu disse é que os efeitos dela só se manifestam, de modo a que os vejamos, em escalas maiores. Não interessa estarmos aqui, ou em Andrómeda, ou no outro lado do universo. Wink

Jone, no universo existe o espaço, tempo, matéria e energia. O espaço junto com o tempo forma o nosso universo quadrimensional denominado de tecido espaço-temporal. É a base onde toda a energia e matéria se alojam. O que se expande é o tecido espaço-temporal. A energia e matéria apenas são "arrastadas" por essa expansão. Wink
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por JoTa_9 13th novembro 2008, 15:09

Jone, no universo existe o espaço, tempo, matéria e energia. O espaço junto com o tempo forma o nosso universo quadrimensional denominado de tecido espaço-temporal. É a base onde toda a energia e matéria se alojam. O que se expande é o tecido espaço-temporal. A energia e matéria apenas são "arrastadas" por essa expansão

Exactamente...embora tenha algumas dúvidas quanto ao processo de expansão.
JoTa_9
JoTa_9
Cientista Amador
Cientista Amador

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Astronomia/Física

http://cosmos-news-hist.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por __gArY__ 15th novembro 2008, 05:40

essas duvidas sao frutos de uma teoria que tenho dificuldades até de arrumar um adjetivo pra ela. afinal carlos voce que é o que mais tem autoridade no assunto a energia atua no espaço ou na materia? pq o que eu compreendo quando voce me diz que a energia está a atuar no tecido espaço-tempo é que ela atua sobre o espaço e que ao atuar dessa forma leva a materia/energia por tração(uma especie de força de arraste)? entao essa famosa energia escura teria uma propriedade muito interessante e completamente diferente de tudo o que conhecemos que é o poder de expandir o espaço e nao de afastar a materia.. scratch Shocked estou confuso e chocado se for esse o raciocinio

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por Carlos Costa 15th novembro 2008, 09:39

__gArY__ escreveu:essas duvidas sao frutos de uma teoria que tenho dificuldades até de arrumar um adjetivo pra ela. afinal carlos voce que é o que mais tem autoridade no assunto a energia atua no espaço ou na materia? pq o que eu compreendo quando voce me diz que a energia está a atuar no tecido espaço-tempo é que ela atua sobre o espaço e que ao atuar dessa forma leva a materia/energia por tração(uma especie de força de arraste)? entao essa famosa energia escura teria uma propriedade muito interessante e completamente diferente de tudo o que conhecemos que é o poder de expandir o espaço e nao de afastar a materia.. scratch Shocked estou confuso e chocado se for esse o raciocinio
Não tenho muita autoridade no assunto. Não sou cosmólogo profissional, apenas um interessado. Razz

Ela afasta a matéria... ao expandir o espaço. Wink

Imaginem um bolo de passas num forno. A massa do bolo vai expandir-se devido ao calor, mas as passas não se expandem. Elas permanecem cravadas no bolo (tal como a matéria no espaço) e afastam-se umas das outras devido à expansão do bolo. É uma analogia correcta da expansão.
Os átomos não estão se expandindo (aqui digo que não está apenas para compreenderem. Na realidade a energia escura tenta o fazer mas não consegue. Apesar disso existe a tentativa mecânica de expansão que vai vingar quando o Big Rip estiver no seu auge. Nesse momento nem as forças vão conseguir parar a expansão) pois as forças nucleares e atômicas nele existentes são muito mais fortes do que as forças da expansão. Da mesma forma, os corpos, devido às suas ligações químicas não estão se expandindo. Também não estão se expandindo o Sistema Solar ou a Via Láctea, graças à força gravitacional. A expansão só é percebida quando ultrapassamos a escala dos super-aglomerados, quando a força gravitacional já não tem tanto efeito.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por __gArY__ 15th novembro 2008, 10:11

é tinha intendido isso desde o principio apesar de achar um tanto(muito) estranho.. só mas uma pergunta sobre a gravidade ja que creio que ela é o pivo de toda essa discurssao. hoje em dia é certo falar que massa atrai massa(newton) ou que massa curva o espaço(eistein)?

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por Carlos Costa 15th novembro 2008, 10:26

__gArY__ escreveu:é tinha intendido isso desde o principio apesar de achar um tanto(muito) estranho.. só mas uma pergunta sobre a gravidade ja que creio que ela é o pivo de toda essa discurssao. hoje em dia é certo falar que massa atrai massa(newton) ou que massa curva o espaço(eistein)?
A segunda hipótese. A massa curva o espaço e essa deformação é que faz com que a massa atraia a massa. A deformação do espaço é a explicação para a acção da gravidade. Wink
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por __gArY__ 15th novembro 2008, 12:47

mas entao segundo eistein o graviton não existe? pois desse modo nao vejo como existir uma particula mediadora da gravidade.

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por Carlos Costa 15th novembro 2008, 14:14

__gArY__ escreveu:mas entao segundo eistein o graviton não existe? pois desse modo nao vejo como existir uma particula mediadora da gravidade.
O gravitão é uma partícula mediadora virtual. Todos os corpos emitem e recebem gravitões. É o mesmo que as ondas gravitacionais. Todos os corpos as emitem e recebem. Tanto o gravitão como as ondas gravitacionais são uma espécie de medida (daí vem o nome mediador) virtual da acção gravítica. Ou seja, quanto mais perto um corpo estiver de outro, mais frequente se torna a troca de gravitões, como da mesma maneira a emissão de ondas gravitacionais.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Energia e matéria escura - Página 2 Empty Re: Energia e matéria escura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos