Natura2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Biblioteca digital mostra história da Botânica

Ir para baixo

Biblioteca digital mostra história da Botânica Empty Biblioteca digital mostra história da Botânica

Mensagem por Carlos Costa 27th outubro 2008, 15:13

Dezenas de milhar de imagens de manuscritos, desenhos, livros antigos e fotografias, mais de duas mil cartas de botânicos portugueses e estrangeiros escritas no século XIX e no início do século XX e um filme inédito de uma expedição a África estão agora à distância de um “clique”. O Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCUTC) disponibiliza, através da Internet, toda a riqueza científica e patrimonial que alberga. A livre consulta da Biblioteca Digital de Botânica (BDB) vem encaixar-se na estratégia do Departamento para facilitar o acesso do público a verdadeiros “tesouros científicos”.

O projecto insere-se numa estratégia global de divulgação científica. Segundo Helena Freitas, coordenadora do projecto e presidente do Departamento de Botânica da FCTUC, “o grande objectivo é disponibilizar ao público em geral e à comunidade científica e internacional uma parte muito relevante da história da ciência botânica em Portugal”. A grande dificuldade na consulta presencial dos documentos do Departamento de Botânica da FCTUC vem, desta forma, ser compensada por um acesso on-line fácil e rápido.

A informação disponibilizada é, como o sublinha Helena Freitas, “do maior interesse científico, histórico, cultural e patrimonial”. Entre os numerosos tesouros que podem ser encontrados na BDB, são de destacar - o Boletim da Sociedade Broteriana, importante publicação periódica das Ciências Naturais portuguesas, da qual ficam disponíveis 100 anos de artigos científicos; um manuscrito único, ainda não publicado, com cerca de 300 anos, do botânico francês Tournefort, resultante de uma expedição pela Península Ibérica entre 1676 e 1690; um filme inédito realizado, no início do século XX, por Maximiano Correia, antigo Reitor da Universidade de Coimbra, intitulado Missão Académica em Angola, já registado e depositado no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, para efeitos de preservação.

2500 títulos

A BDB permite percorrer cerca de 2500 títulos e fazer o download integral de livros e folhetos, entre outros. Encontram-se disponíveis documentos em várias línguas, editados ou produzidos nos mais diversos pontos do Mundo.

O site da BDB é de acesso rápido e consulta simples. O índice geral possibilita uma pesquisa por autor, local, data ou nome científico. Quem preferir, pode optar por uma pesquisa específica, consoante o interesse seja por manuscritos, iconografia, livros, correspondência, publicação periódica, documentos ou filmes. Informações sobre os mais importantes nomes da Botânica estão à disposição dos utilizadores na secção Autores e Personalidades.

Helena Freitas falou ao Ciência Hoje na estratégia global de divulgação científica que tem vindo a empreender desde que assumiu a direcção do Departamento de Botânica da FCTUC. Segundo a coordenadora, para além da BDB, outros projectos têm vindo a ser desenvolvidos.

“Temos das maiores e mais importantes colecções ibéricas de plantas, contendo, entre outras coisas, uma excepcional colecção da flora africana, em especial das antigas colónias”, confidenciou Helena Freitas. “Graças ao Herbário Digital, já se encontram on-line dezenas de milhar de exemplares de um conjunto superior a 800 000”, conta. Na BDB, os nomes científicos das várias espécies, géneros e famílias de plantas ou fungos têm ligações para os correspondentes exemplares do Herbário Digital, o que permite o acesso a uma informação ainda mais completa. A Algoteca é, segundo Helena Freitas, outro projecto que se encaixa na estratégia de divulgação científica. Esta base de dados, relativa à colecção de algas do Departamento de Botânica da FCTUC, inclui uma lista de 1500 culturas.

Quando questionada sobre se já existem novas ideias para disponibilizar ainda mais informação ao público, Helena Freitas afirma que, “para além dos projectos em curso, que irão sendo melhorados, a intenção é associar a esta plataforma digital de divulgação científica o acervo do Museu de Botânica, a colecção viva do Jardim Botânico e a colecção de fotografia científica que é imensa e notável”.

A BDB foi financiada em 130 mil euros pelo Programa Operacional para a Sociedade do Conhecimento. O projecto foi desenvolvido ao longo de dois anos e exigiu um complexo e minucioso trabalho. Estiveram envolvidos o Departamento de Botânica da FCTUC, a Biblioteca Geral da UC, o Arquivo da UC e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

Aos interessados, fica a nota de que o acesso à BDB pode ser feito através da página http://bibdigital.bot.uc.pt
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos