Natura2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Universo

+3
Carlos Costa
Daniel Laranjeira
tig
7 participantes

Ir para baixo

O Universo Empty O Universo

Mensagem por tig 12th novembro 2008, 05:18

Bem estava eu a ver a imagem seguinte e veio-me uma teoria parva ou não à cabeça.

O Universo Big%20Bang

Estava a pensar de como seria o aspecto do universo em si, e ao ver essa imagem veio-me a ideia seguinte:

Será que à medida que nós avançamos pelo espaço estaremos a recuar ou avançar no tempo? Ou seja segundo a imagem ao irmos para a esquerda estamos a caminho do passado a ir para a direita a caminho do futuro (impossivel de ir devido ao universo estar em expansão). Ou seja o hoje seria o local onde se encontra a sonda um extremo do universo(local onde nos encontramos sempre no universo) e o inicio do tempo seria o local mais à esquerda da imagem, o outro extremo do universo, percebem onde quero chegar?

Agora a minha teoria de viagem ao passado seria viajar a uma velocidade superior à da expansão do universo, para nos podermos movimentar neste caso para a esquerda da imagem e assim nos podermos deslocar para o interior da imagem.

O que acham desta teoria inventada agora por mim? Sei que faltam muitas explicações para isto, mas é um bocado dificil de explicar por palavras e talvez com a vossa ajuda consiga criar uma teoria muito mais aceitável para tal.
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 156
Idade : 38
Localização : Lisboa
Emprego : Consultor
Tempos Livres : Ténis e Kenpo
Área das ciências naturais favorita : Astronomia
Cientista favorito : Stephen Hawking

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por Daniel Laranjeira 12th novembro 2008, 05:57

é uma questão pertinente... embora em primeiro pensamento(meu) nao seja possivel voltar ao passado, mas já ouvi teorias do contrário. o que vi num livro foi que o que nos faz avançar no tempo será a nossa deslocação no universo. o que sucederia caso parássemos de avançar no universo era que o tempo parava. acho isso irreal. mas nesse livro dizia ter-se feito uma experiência em que dois avioes levantaram voo ao mesmo tempo de um dado local do planeta, um na direcção de rotação do planeta e o outro na direcção inversa. quando deram meia volta ao planeta e se voltaram a encontrar, o que avançou no sentido de rotação do planeta o seu relogio tinha adiantado penso que 3 segundos e o de direcção contrária tinha atrasado uns segundos(nao me recordo se os mesmos 3). se isto fôr real dá a entender que o movimento é que faz o tempo correr. estranho e irreal para mim mas nisto do universo acho que já se pode esperar tudo... nao sei se algum de vós terá conhecimentos mais aprofundados acerca disto...

Daniel Laranjeira
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 47
Idade : 48
Localização : Eborense trabalhando em Faro
Emprego : instrutor de condução
Área das ciências naturais favorita : astronomia e fisica

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por tig 12th novembro 2008, 06:04

Na minha teoria se andassemos à mesma velocidade da expansão do universo ficariamos parados no tempo, pois ficariamos parados numa posição do universo.
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 156
Idade : 38
Localização : Lisboa
Emprego : Consultor
Tempos Livres : Ténis e Kenpo
Área das ciências naturais favorita : Astronomia
Cientista favorito : Stephen Hawking

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por Daniel Laranjeira 12th novembro 2008, 06:08

a velocidade de expansao do universo talvez seja diferente de um ponto para outro. penso que ele se expande com mais velocidade nos extremos e menos no centro. o que dá a entender que se estivessemos noutro ponto do universo onde ele se expande mais rapido, o tempo passaria mais rapido. no entanto nós nao sentiriamos essa diferença. pode haver seres vivos noutros pontos do universo em que o tempo para eles corra mais rapido que para nós e noutro ponto seja o inverso. sao divagações.

Daniel Laranjeira
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 47
Idade : 48
Localização : Eborense trabalhando em Faro
Emprego : instrutor de condução
Área das ciências naturais favorita : astronomia e fisica

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por tig 12th novembro 2008, 06:13

Hum julgo que não Daniel pois a constante de Hubble indica a velocidade de expansão do universo e esta é constante logo é igual em todo o lado!
Ou estarei a ver mal a coisa? :S
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 156
Idade : 38
Localização : Lisboa
Emprego : Consultor
Tempos Livres : Ténis e Kenpo
Área das ciências naturais favorita : Astronomia
Cientista favorito : Stephen Hawking

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por Daniel Laranjeira 12th novembro 2008, 06:14

nao faço ideia. sou leigo na matéria Neutral

Daniel Laranjeira
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 47
Idade : 48
Localização : Eborense trabalhando em Faro
Emprego : instrutor de condução
Área das ciências naturais favorita : astronomia e fisica

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por Daniel Laranjeira 12th novembro 2008, 06:21

mas quando disseste lá atrás que se avançassemos à mesma velocidade da expansao do universo que ficaríamos parados no tempo, eu penso o contrário. que se nao avançassemos à mesma velocidade da expansao do universo é que nos atrasavamos no tempo.

Daniel Laranjeira
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 47
Idade : 48
Localização : Eborense trabalhando em Faro
Emprego : instrutor de condução
Área das ciências naturais favorita : astronomia e fisica

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por Carlos Costa 12th novembro 2008, 08:22

tig escreveu:Na minha teoria se andassemos à mesma velocidade da expansão do universo ficariamos parados no tempo, pois ficariamos parados numa posição do universo.
Isso é impossível porque a expansão do universo ocorre mais rapidamente do que a própria velocidade da luz.
Quanto ao movimento está correcto. Se te moveres à velocidade da luz ficas parado no tempo, porque não te resta nenhuma velocidade para te moveres por o tempo.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por Carlos Costa 12th novembro 2008, 08:24

Daniel Laranjeira escreveu:a velocidade de expansao do universo talvez seja diferente de um ponto para outro. penso que ele se expande com mais velocidade nos extremos e menos no centro.
A velocidade da expansão é a mesma em todos os pontos do universo. Não existe nenhum ponto especial. Todos os pontos se expandem à mesma velocidade.

Abraço
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por tig 12th novembro 2008, 09:00

Carlos Costa escreveu:Isso é impossível porque a expansão do universo ocorre mais rapidamente do que a própria velocidade da luz.
Quanto ao movimento está correcto. Se te moveres à velocidade da luz ficas parado no tempo, porque não te resta nenhuma velocidade para te moveres por o tempo.

Mas ai não conseguirias ir a certos pontos do universo pois quando andasses X anos-luz já não conseguirias ir mais além pois o universo expandia-se por baixo de ti... logo estarias a voltar para trás ou andar num novo espaço do universo... Para poderes ver todo o unvierso terias de ser mais rápido que a sua expansão Wink
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 156
Idade : 38
Localização : Lisboa
Emprego : Consultor
Tempos Livres : Ténis e Kenpo
Área das ciências naturais favorita : Astronomia
Cientista favorito : Stephen Hawking

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por JoTa_9 12th novembro 2008, 15:18

O Universo é isotrópico, ou seja, não há uma direcção previligiada para definirmos as variáveis que queremos...de maneira que, não se pode "andar para a esquerda" como o tig disse, recuando ao ponto de origem do Universo, porque esse ponto simplesmente não existe! Um Universo infinito não tem um centro de expansão. (é só um erro de conceito, de resto, a dúvida é curiosa)

Quanto a velocidades de expansão e velocidades da luz, e afins....julgo que muito do que se especula acerca disso, é fruto das nossas limitações cognitivas.
Não tenho argumentos para discutir isso!


Última edição por JoTa_9 em 15th novembro 2008, 11:53, editado 1 vez(es)
JoTa_9
JoTa_9
Cientista Amador
Cientista Amador

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Astronomia/Física

http://cosmos-news-hist.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por __gArY__ 14th novembro 2008, 15:07

pra mim viagem no tempo seria um maquina que fizesse toda a materia do universo ocupar o mesmo lugar que ocupava a um tempo atras. se agora eu conseguisse organizar toda a materia do universo da forma que ela estava a 10 anos só assim voltaria no tempo. depois de pensado dessa forma o passo seguinte é constatar que nada no universo poderia fazer com que toda a materia passase a ocupar um lugar em um dado momento que estavam ocupando anteriormente.

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por tig 14th novembro 2008, 16:26

É giro ver as nossas teorias sobre o universo... É sempre bom racicionar e partilhar a opinião com os outros para formar-mos uma teoria Razz
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 156
Idade : 38
Localização : Lisboa
Emprego : Consultor
Tempos Livres : Ténis e Kenpo
Área das ciências naturais favorita : Astronomia
Cientista favorito : Stephen Hawking

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por __gArY__ 19th dezembro 2008, 05:37

tig eu entendi o que quis dizer na sua teoria, mas um deslocamento espacial jamais refletirá um deslocamento temporal. O que pode acontecer no máximo é que para efetuar um deslocamento espacial há a necessidade sempre de ter um deslocamento temporal. Caso contrário se você desloca-se um metro e não gastasse tempo para isso teria uma velocidade maior que a da luz.

Seguindo sua teoria pelo que entendi trata de ao avançar no espaço simultaneamente recuar ou avançar no tempo. Recuar provavelmente se você tomar a direção da origem do big bang e avançar se você tomar a direção da energia negra certo? é assim seu pensamento não é?

Pois então saiba que se hoje você conseguisse sair da terra em direção a origem do big bang você se depararia com uma realidade totalmente diferente em nada tendo haver com o momento do big bang. Logo isso é irreal.

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por tig 20th dezembro 2008, 07:58

Sim Gary mas talvez por isso não seja possivel andar a uma velocidade superior à da luz para não podermos viajar no tempo Razz

Já pensaste nisso? Wink
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 156
Idade : 38
Localização : Lisboa
Emprego : Consultor
Tempos Livres : Ténis e Kenpo
Área das ciências naturais favorita : Astronomia
Cientista favorito : Stephen Hawking

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por __gArY__ 20th dezembro 2008, 12:02

já mas acho impossivel. e sei bem dizer o porque. acho que se isso fosse verdade voce teria que cair em um universo pararelo e eu nao acho isso coerente.

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por Gauss 20th dezembro 2008, 16:24

Dúvido que se possa regressar ao passado. Existe um limite e mais que a velocidade da luz seria regredir no tempo e isso é como tentar chegar ao 0 em f(x)= 1/x. Talvez fosse possível se houvesse uma anomalia enorme do género um wormhole ou um buraco negro mas nunca se sabe.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 172
Idade : 31
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Física das Partículas
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por __gArY__ 21st dezembro 2008, 06:08

é mais ou menos por ai gauss o meu pensamento. é logico que no fundo voce sempre cogita a possibilidade de ser "verdade" a viagem no tempo. mas para todos os efeitos eu não acredito. seu exemplo da função reflete bem isso se você analizar ao inves da função o fator de lorentz

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por Carlos Costa 21st dezembro 2008, 14:35

Gauss escreveu:Dúvido que se possa regressar ao passado. Talvez fosse possível se houvesse uma anomalia enorme do género um wormhole ou um buraco negro mas nunca se sabe.
Através de wormholes só se consegue alcançar outra posição espacial e não temporal. Os wormholes são passagens para outros lugares, no mesmo tempo!
Quanto aos buracos negros, seria impossível ultrapassar a sua singularidade devido à forte acção gravítica. E caso houvesse "para lá" da singularidade deles, violaria a 1ª lei da Termodinâmica. Eles distorcem o tecido espaço-temporal, mas não o rompem. Wink

Viajar para o futuro é fácil; basta algo se mover perto de c. Viajar para o passado, é teoricamente, impossível!
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por Safra 21st dezembro 2008, 14:36

Vendo essa imagem, nosso universo não passa de um ventilador gigante! Smile
Safra
Safra
Membro Regular
Membro Regular

Número de Mensagens : 76
Idade : 34
Localização : São Paulo
Emprego : Estudante
Tempos Livres : Só o fórum.
Área das ciências naturais favorita : Física

Ir para o topo Ir para baixo

O Universo Empty Re: O Universo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos