Natura2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Descoberto novo mecanismo que regula formação de vasos sanguíneos

Ir para baixo

Descoberto novo mecanismo que regula formação de vasos sanguíneos Empty Descoberto novo mecanismo que regula formação de vasos sanguíneos

Mensagem por Carlos Costa 18th novembro 2008, 14:55

Investigação de um grupo exterior do Instituto Gulbenkian de Ciência

Descoberto novo mecanismo que regula formação de vasos sanguíneos 28472
Sérgio Dias

A equipa de investigação liderada por Sérgio Dias, grupo exterior do Instituto Gulbenkian de Ciência, descobriu um novo mecanismo molecular que poderá permitir regular a formação de novos vasos sanguíneos e a cicatrização de feridas, como as que surgem em pessoas diabéticas ou com obesidade mórbida, crónicas portanto. Esta descoberta, publicada na revista científica PlosOne, abre perspectivas à exploração de novas estratégias terapêuticas para controlar a formação de novos vasos sanguíneos e a reparação de vasos lesados, revela o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

Sérgio Dias e a sua equipa do Centro de Investigação e Patobiologia Molecular do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil descobriram que, para formarem novos vasos, as células precursoras dos vasos sanguíneos são estimuladas por uma mecanismo de sinalização intracelular, envolvendo a proteína Notch.

A formação de novos vasos sanguíneos é um passo fundamental para a cicatrização de feridas: os vasos permitem que proteínas anti-inflamatórias cheguem ao local da ferida, uma melhor oxigenação do tecido danificado e a chegada de nutrientes essências para a re-estruturação do tecido, ou seja, da pele.

Francisco Caiado, estudante de Doutoramento do IGC e primeiro autor deste estudo, afirma que “já se sabia que as células que formam novos vasos sanguíneos (chamadas células endoteliais) são estimuladas por células originárias da medula óssea, conhecidas por células precursoras. O que agora demonstrámos foi que o estímulo ocorre através da proteína Notch, presente nas células da medula óssea. Uma vez activada, a Notch promove a adesão das células da medula óssea ao local da lesão, onde estas estimulam as células endoteliais a formarem novos vasos sanguíneos”.

A Notch é uma proteína que tem a capacidade de mediar um sinal entre células vizinhas e induzir mudanças na actividade de genes. Foi identificada em 1919, em mutantes da moscas do vinagre que apresentavam entalhes (notch, em inglês) nas asas. Desde então, esta proteína tem-se revelado importante em muitos processos de formação e manutenção de células, tecidos e órgãos.

Feridas crónicas na pele constituem um problema médico de cada vez maior relevância: são comuns em pessoas diabéticas ou que sofram de obesidade mórbida. No caso da diabetes é conhecido, por exemplo, o “Pé diabético” que em casos extremos pode levar à sua amputação.

Esta investigação, em que participaram Carla Real e Tânia Carvalho, foi financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Crioestaminal.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos