Natura2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que existia antes do Big Bang?

+3
__gArY__
Daniel Laranjeira
tig
7 participantes

Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por tig 11th novembro 2008, 15:55

Faço neste tópico uma das perguntas mais oportunas e para o qual ainda não se tem respostas concretas! Quais as vossas teorias acerca do que haveria antes do Big Bang?
tig
tig
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 156
Idade : 38
Localização : Lisboa
Emprego : Consultor
Tempos Livres : Ténis e Kenpo
Área das ciências naturais favorita : Astronomia
Cientista favorito : Stephen Hawking

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Daniel Laranjeira 11th novembro 2008, 16:21

essa é das questões que me faz mais confusão. porque se diz que nao existia nada. mas para nós mesmo quando nao há nada, há... nem que seja o vácuo. logo, haveria um espaço vazio? e até onde ele se estende? e se havia esse espaço vazio, como é possivel nao haver mais nada para lá dele? afinal o que isto onde se encontra o universo? que existe mais alem da materia conhecida? nao tem fim? nós estamos habituados a que tudo tenha um fim, um ponto de chegada, um limite,... é daquelas coisas que nao há resposta...

Daniel Laranjeira
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 47
Idade : 48
Localização : Eborense trabalhando em Faro
Emprego : instrutor de condução
Área das ciências naturais favorita : astronomia e fisica

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por __gArY__ 12th novembro 2008, 05:01

a minha teoria é que tudo sempre foi um ciclo. nao ah inicio nem meio nem fim, pois se trata de um ciclo. so penso assim poque é a unica opçao/possibilidade que pra mim tem sentido.

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Daniel Laranjeira 12th novembro 2008, 06:03

pois, às vezes pensamos de determinada forma porque é assim que faz sentido mas muitas coisas neste tema que para nós ainda nao fazem sentido virão a fazer mais tarde com novas descobertas. mas sem ter dados que nos levem a pensar de outra forma só divagando sobre o assunto é a melhor forma de fazer suposições. é tudo muito complexo para os nosso poucos conhecimentos Smile

Daniel Laranjeira
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 47
Idade : 48
Localização : Eborense trabalhando em Faro
Emprego : instrutor de condução
Área das ciências naturais favorita : astronomia e fisica

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Carlos Costa 12th novembro 2008, 08:38

As respostas para este problema já estão aí, mas primeiro gostava de clarificar algumas coisas.
Primeiro ponto, é que o nada... não existe! Ou seja não é possível rotular o nada e dar-lhe uma existência, nem mesmo negativa. Antes do Big Bang, não existia universo e por isso mesmo não havia lugar para o vácuo. O nada não tem existência objectiva!
Este problema demonstra bem que a mente humana tem têndencia a objectivar o que não existe.
Segundo ponto, o nada também não existe cientificamente. Mesmo o vácuo possui flutuações quânticas. Se algum ponto do universo não tivesse mesmo nada, a sua energia seria 0, mas como sabem o principio da incerteza não permite. Em todo o universo encontra-se algo em cada ponto do espaço, mesmo que seja apenas flutuações quânticas. Wink

Agora, quanto à pergunta que fazem aqui, o que havia antes do Big Bang, só pode haver duas respostas.
A primeira é a clássica: não existia nada (peço-vos por favor para não rotularem este nada). Não havia espaço-tempo, logo nem vácuo poderia haver.
A segunda é dada por a Teoria M: vivemos num multiverso e o nosso universo é apenas uma brana no meio de muitas outras.

Mas a resposta para o nosso universo sobre o que existia antes do Big Bang, é que não havia nada (ou algo se quiserem). Nem espaço, nem tempo, nem energia e nem matéria. Ou seja a não existência de algo total!Smile
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Jone 12th novembro 2008, 08:49

e se a pergunta fosse:
o que motivou o big bang?

sendo o "nada" a ausencia de tudo(tempo, espaço, materia, energia, ...etc), como se pode justificar o big-bang?
não faz sentido, pois não?

a minha teoria "saloia" é a de que o nada para os nossos conhecimentos em fisica pode não ser o nada na realidade!!
isto é,
a nossa fisica diz que existem 4 dimensões. mas também diz que a haver mais dimensões essas seriam invisiveis e passariam despercebidas a um ser que exista num universo de 4 dimensões.
bastaria algum evento ocorrer numa dessas hipoteticas dimensões extra para que do "nada" surja o que hoje existe.

(por "nossos conhecimentos" refiro-me aos conhecimento da Humanidade.)

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Número de Mensagens : 56

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Carlos Costa 12th novembro 2008, 08:55

Jone escreveu:a nossa fisica diz que existem 4 dimensões. mas também diz que a haver mais dimensões essas seriam invisiveis e passariam despercebidas a um ser que exista num universo de 4 dimensões.
bastaria algum evento ocorrer numa dessas hipoteticas dimensões extra para que do "nada" surja o que hoje existe.
Antes do Big Bang não havia dimensões, nem as que conhecemos, nem as que a teoria M afirma existirem.

As respostas que temos são: existia a singularidade inicial desde sempre, ou não existia nada em absoluto. Essas são as únicas respostas lógicas para o nosso universo em particular.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Jone 12th novembro 2008, 08:59

Carlos,
a teoria do Big Bang não inclui a Teoria M.
O que a teoria do Big Bang diz é que no Big Bang foram criadas as 3 dimensões espaciais e o tempo, para alem da materia e energia.
estou errado?

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Número de Mensagens : 56

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Carlos Costa 12th novembro 2008, 10:44

Jone escreveu:Carlos,
a teoria do Big Bang não inclui a Teoria M.
O que a teoria do Big Bang diz é que no Big Bang foram criadas as 3 dimensões espaciais e o tempo, para alem da materia e energia.
estou errado?
Sim é verdade. Apenas referi a Teoria M para abordar de uma forma mais geral este problema.
A Teoria do Big Bang já tem uns 70 anos de existência, enquanto que a Teoria M só tem uns 10/20 anos. E a Teoria M trata essencialmente da unificação da Relatividade com a Mecânica Quântica. Os problemas cosmológicos são apenas os efeitos das suas equações e resultados. Wink
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por __gArY__ 12th novembro 2008, 15:04

primeiro carlos o que é uma futuação quantica? acho muito radical falar que o nada nao existe. O universo pra mim esta a se expandir voltado pro nada! existe o espaço ocupado por materia e o nao ocupado por materia ainda e o que nunca vai ser. É o que eu leigo que sou penso.
segundo pra mim pensar em mais de 4 dimensoes é estar fadado ao erro. Desculpe a sinceridade que pode ser confundida com arrogancia, pois só estou expressando o que penso.
abraços !

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Carlos Costa 12th novembro 2008, 15:23

__gArY__ escreveu:primeiro carlos o que é uma futuação quantica? acho muito radical falar que o nada nao existe. O universo pra mim esta a se expandir voltado pro nada! existe o espaço ocupado por materia e o nao ocupado por materia ainda e o que nunca vai ser. É o que eu leigo que sou penso.
segundo pra mim pensar em mais de 4 dimensoes é estar fadado ao erro. Desculpe a sinceridade que pode ser confundida com arrogancia, pois só estou expressando o que penso.
abraços !
As flutuações quânticas são o surgimento de pares virtuais de partículas subatómicas em todos os pontos do espaço-tempo à escala de Planck. Elas asseguram a estabilidade do Principio da Incerteza de Heisenberg como teoria. O espaço que não está ocupado por matéria, não quer dizer que não tenha nada. Possui inúmeras manifestações energéticas. Wink

Abraço
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Carlos Costa 12th novembro 2008, 15:26

Uma melhor descrição das flutuações quânticas, retirada da Wikipédia:

A flutuação quântica de vácuo, ou flutuação de energia, acontece quando o estado fundamental de uma partícula é atingido. Nenhuma partícula, pelos limites impostos pela Mecânica Quântica, pode ter energia igual a zero, pois assim ela teria uma velocidade e posição definida: zero. Mas cada partícula pode estar em seu estado de energia mínima, chamado de estado fundamental. Assim as partículas podem ter denominadas flutuações quânticas de vácuo. Isso é rotineiramente observado em processos envolvendo colisões de partículas, essas partículas vem em forma de flutuações de energia e depois de se colidirem, transformam-se em partículas de matéria, de acordo com a fórmula de equivalência entre massa e energia de Albert Einstein, E = mc2.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Jone 12th novembro 2008, 16:42

O Carlos postou isto um dia num outro forum:

http://www.uma.pt/Investigacao/Astro/Grupo/Divulgacao/Cursos/Sa2002_bns/bn2002.pdf

ve as paginas 17 a 20 que vem uma explicação sobre as flutuações quanticas.

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Número de Mensagens : 56

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Carlos Costa 13th novembro 2008, 07:01

A minha opinião pessoal para este tópico é mesmo as flutuações quânticas.
Para mim, a singularidade inicial existia desde sempre e o que provocou o Big Bang foram mesmo as flutuações quânticas na singularidade.
É a teoria que eu mais apoio, mas existem muitas outras hipóteses para o que despolotou o Big Bang. Wink
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por __gArY__ 13th novembro 2008, 08:36

carlos desculpe o interrogatorio, mas queria fazer 3 perguntas:
1) existe experimentos que apoiam a existencia das flutuaçoes quanticas?
2) de que forma essas asseguram a estabilidade do principio da incerteza? pois esse principio me parece assegurado sem nem ao menos precisar mencionar as flutuaçoes.
3) agora uma pergunta no ramo da opiniao pessoal. Nao lhe parece que esse conceito de flutuaçoes foi maliciosamente introduzido para explicar apariçoes de particulas contudo sem infringir a 1º da termodinamica?

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Carlos Costa 13th novembro 2008, 15:00

__gArY__ escreveu:carlos desculpe o interrogatorio, mas queria fazer 3 perguntas:
1) existe experimentos que apoiam a existencia das flutuaçoes quanticas?
2) de que forma essas asseguram a estabilidade do principio da incerteza? pois esse principio me parece assegurado sem nem ao menos precisar mencionar as flutuaçoes.
3) agora uma pergunta no ramo da opiniao pessoal. Nao lhe parece que esse conceito de flutuaçoes foi maliciosamente introduzido para explicar apariçoes de particulas contudo sem infringir a 1º da termodinamica?
Olá Gary

1) não existem experimentos, mas a matemática não falha.
2) Se não fossem as flutuações quânticas, a energia do vácuo seria 0, logo o principio da incerteza seria violado. É preciso haver sempre uma incerteza associada a todos os pontos do espaço-tempo.
3)Não me parece. A explicação não existe para cobrir a lei de conservação de massa/energia. Essas aparições vêm da escala de Planck.

Abraço
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por JoTa_9 13th novembro 2008, 15:07

O vácuo está longe de ser vazio, passo a redundância.
JoTa_9
JoTa_9
Cientista Amador
Cientista Amador

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Astronomia/Física

http://cosmos-news-hist.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Gauss 13th novembro 2008, 15:17

Não duvido que existam muitas coisas que não são compreensíveis. No início podia ser vácuo ou não haver espaço mas sim outra dimensão.
Tal como Carl Sagan bem explica no livro Cosmos o Universo bem que pode ser uma partícula muitissimo pequena, e se existisse uma dimensão extra espacial ou outro tipo de dimensão, tal como as dimensões espaciais e a temporal aquilo que nos separa de o saber e sermos seres inteligentes. Tudo é relativo...

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 172
Idade : 31
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Física das Partículas
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Carlos Costa 13th novembro 2008, 15:25

Encontrei no livro Breve História de Quase Tudo uma simplificação melhor daquilo que vos tentei explicar quanto ao que havia antes do Big Bang:

"A singularidade inicial não tem "à volta" à sua volta. Não há espaço para ser ocupado, não há espaço para ela existir. Nem sequer podemos perguntar há quanto tempo ela está lá - ou se acabou de surgir, ou se esteve ali desde todo o sempre, a aguardar o momento certo. O tempo não existe. Não existe passado de onde ela possa ter surgido. E portanto, o nosso universo surge do nada."

Creio que esta é a resposta certa para este problema.Wink
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por JoTa_9 14th novembro 2008, 06:44

Carlos Costa escreveu:Encontrei no livro Breve História de Quase Tudo uma simplificação melhor daquilo que vos tentei explicar quanto ao que havia antes do Big Bang:

"A singularidade inicial não tem "à volta" à sua volta. Não há espaço para ser ocupado, não há espaço para ela existir. Nem sequer podemos perguntar há quanto tempo ela está lá - ou se acabou de surgir, ou se esteve ali desde todo o sempre, a aguardar o momento certo. O tempo não existe. Não existe passado de onde ela possa ter surgido. E portanto, o nosso universo surge do nada."

Creio que esta é a resposta certa para este problema.Wink

A única plausível, ou não?
Pelo menos é a mais confortável...
JoTa_9
JoTa_9
Cientista Amador
Cientista Amador

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Astronomia/Física

http://cosmos-news-hist.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Carlos Costa 14th novembro 2008, 08:30

JoTa_9 escreveu:A única plausível, ou não?
Pelo menos é a mais confortável...
Se não for a mais plausível, está próximo disso...!

Jota, num outro post falaste que as capacidades cognitivas dos seres humanos não permitem abordar este problema com total compreensão... e eu concordo contigo. Eu mesmo já disse que a natureza não se pode comportar de modo a que nós possamos-a compreender. Ela comporta-se como é e pronto. Os seres humanos não são nada de especiais no universo (para aqueles que já me conhecem um pouco, sabem que estou farto de afirmar isso) e por isso precisamos de ter a humildade de comprender e aceitar esse facto. Somos todos crianças brincando na praia, como disse Newton. Wink
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por __gArY__ 14th novembro 2008, 14:57

mas pra mim tudo que foi construido de conhecimento sobre o universo me faz crer que ele é muito logico, causa/efeito e ponto final. nao creio que a compreensao do universo seja algo completamente ilogico que nao possamos entender, pois o universo é logico! acho que a propria palavra logica so faz sentido se quando associada ao universo em si e nao a nossa restrita percepçao do que achamos ser o universo. sao conceitos diferentes
abraços

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por JoTa_9 14th novembro 2008, 15:43

Exactamento Carlos. Quem somos nós e o que sabemos para pensar que sabemos quem somos?
Trocadilho engraçado...vou guardar para a prosperidade. Wink

__gArY__ escreveu:mas pra mim tudo que foi construido de conhecimento sobre o universo me faz crer que ele é muito logico, causa/efeito e ponto final. nao creio que a compreensao do universo seja algo completamente ilogico que nao possamos entender, pois o universo é logico! acho que a propria palavra logica so faz sentido se quando associada ao universo em si e nao a nossa restrita percepçao do que achamos ser o universo. sao conceitos diferentes
abraços

Claro...mas o conhecimento leva tempo. E será que atingiremos o conhecimento absoluto da "lógica do Universo" como dizes? Dúvido muito!
JoTa_9
JoTa_9
Cientista Amador
Cientista Amador

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Astronomia/Física

http://cosmos-news-hist.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por __gArY__ 15th novembro 2008, 05:47

olha se me perguntar se temos todas as informaçoes para explicar os fenomenos do universo ai sim concordo plenamente que nao. mas se temos capacidade cognitiva para absorver todas as informaçoes se tivessemos tecnologia para tal ai é outra historia amigo.
ps: o trocadilho foi bom aeuauhuueh

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Carlos Costa 15th novembro 2008, 09:24

__gArY__ escreveu:mas pra mim tudo que foi construido de conhecimento sobre o universo me faz crer que ele é muito logico, causa/efeito e ponto final. nao creio que a compreensao do universo seja algo completamente ilogico que nao possamos entender, pois o universo é logico! acho que a propria palavra logica so faz sentido se quando associada ao universo em si e nao a nossa restrita percepçao do que achamos ser o universo. sao conceitos diferentes
abraços
É sim muito lógico, e isso é a maravilha da ciência, mas quando os seres humanos querem saber o que é o nada e o que acontecia... antes de haver acontecimentos, torna-se uma procura de conhecimentos ilógica! Wink

Abraço
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

O que existia antes do Big Bang? Empty Re: O que existia antes do Big Bang?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos