Natura2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Google também tem pegada ecológica

2 participantes

Ir para baixo

Google também tem pegada ecológica Empty Google também tem pegada ecológica

Mensagem por Carlos Costa 13th janeiro 2009, 15:37

Revelado impacto ambiental do motor de busca. Cada duas pesquisas no Google equivalem a pôr uma chaleira a ferver

Realizar uma pesquisa no Google é tão natural para um utilizador de Internet como respirar. Contudo, esse gesto esconde um preço medido em emissões de carbono até agora desconhecido, diz a BBC. Alex Wissner-Gross, físico da Universidade de Harvard, fez as contas: duas pesquisas produzem tanto dióxido de carbono como uma chaleira a ferver. “Uma pesquisa no Google tem definitivamente um impacto ambiental.”

Wissner-Gross afirma que a sua investigação o levou a concluir que cada pesquisa normal no Google produz 7 gramas de CO2 para a atmosfera, sendo que o dobro desde valor equivale sensivelmente ao ferver de uma chaleira. Este resultado provém da soma da electricidade gasta pelo computador onde estamos a trabalhar e os enormes centros de bases de dados que o Google tem, espalhados por todo o mundo.

“O Google não é pior do que qualquer outro operador de bases de dados. Se queres providenciar um resultado rápido e muito bom vai ser necessária energia extra para o fazer”, afirma o físico.

Por seu lado, o Google já negou a precisão destes números. “Este número está inflacionado em muitas vezes. Em termos de gases de estufa, uma pesquisa no Google equivale a cerca de 0.2 gramas de CO2. Desenhámos e construímos os centros de bases de dados mais eficientes no mundo, o que significa que a energia usada pelo Google é mínima”, afirma Urs Hölzle, vice-presidente de operações, no blogue do Google.

O Google tem-se pautado por um grande secretismo no que diz respeito à energia que consome e ao dióxido de carbono que emite para a atmosfera, recusando-se inclusivamente a revelar as localizações dos seus centros de bases de dados. “O Google é muito eficiente, mas a sua principal preocupação é tornar as pesquisas rápidas e isso significa que eles têm uma capacidade extra para queimar energia”, diz Alex Wissner-Gross.

Com o crescente número de pesquisas online e a utilização cada vez mais frequente de computadores, as emissões de gases e o consumo de electricidade começam a ser objecto de investigação. Segundo o “Times Online”, Nicholas Carr, autor de “The Big Switch, Rewiring the World”, calculou que a manutenção de uma personagem no jogo Second Life (um avatar) gasta 1,752 kilowatts-hora de energia por ano. Próximo deste valor é o que gasta, em média, um brasileiro... real.

Em sua defesa o Google diz procurar a máxima eficiência computacional, tendo co-fundado um grupo que trabalha nesse sentido - Climate Savers Computing Initiative. “Esta organização sem fins lucrativos está empenhada em reduzir a energia consumida por computadores para metade até 2010, reduzindo as emissões globais de CO2 em 54 milhões de toneladas por ano. São muitas chaleiras”, sublinha Urs Hölzle.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Google também tem pegada ecológica Empty Re: Google também tem pegada ecológica

Mensagem por JoTa_9 14th janeiro 2009, 13:10

Razz Razz Razz
Não fazia ideia!
JoTa_9
JoTa_9
Cientista Amador
Cientista Amador

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Astronomia/Física

http://cosmos-news-hist.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos