Natura2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Radiação dos telemóveis gera preocupação

Ir para baixo

Radiação dos telemóveis gera preocupação Empty Radiação dos telemóveis gera preocupação

Mensagem por Carlos Costa 13th janeiro 2009, 15:26

Radiação dos telemóveis gera preocupação 28991
A radiação dos telemóveis, em teoria, não é perigosa.

A radiação ainda é encarada com desconfiança, nomeadamente a causada pelos telemóveis, apesar de ser um elemento presente no meio ambiente e para o qual o organismo humano criou defesas, explicou hoje o especialista Antero Abrunhosa.

Um destes casos é a radiação dos telemóveis, questão que preocupa o cidadão comum e que o físico Antero Abrunhosa considera não perigosa de um ponto de vista teórico, embora reconheça que se trata de uma matéria controversa, com certos estudos a recomendarem um uso moderado.

"A radiação até um determinado nível é considerada não-ionizante. Nesse sentido, a radiação dos telemóveis é não-ionizante, são ondas de rádio, e, de forma clássica, não é considerada perigosa. No entanto, há estudos mais recentes que apontam para alguma precaução, mas não são conclusivos", disse.

A explicação foi dada numa aula, subordinada ao tema "Radiação: Já tomou a sua dose hoje?", que decorreu na Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, em Lisboa, e serviu para desmistificar a ideia de que a radiação é por si um malefício ou algo de que as pessoas devem ter bastantes reservas.

"O que é importante as pessoas entenderem é que há fontes naturais de radiação e fontes artificiais. Aquilo que acontece é que a exposição das pessoas às fontes naturais é muito maior do que a exposição às fontes artificiais e, na realidade, a contribuição que têm as técnicas radiológicas, que é sobretudo a radiação artificial em Portugal, já que não temos centrais nucleares, não contribui significativamente para o nível de radiação que as pessoas recebem", explicou o especialista em radioactividade Antero Abrunhosa.

De acordo com este físico, a radioactividade está presente no meio ambiente e é algo com que o organismo humano está habituado a lidar. "A radioactividade está presente no nosso dia-a-dia, nos nossos objectos comuns, está presente até naquilo que comemos e está presente em níveis que sempre existiram e com os quais o nosso organismo está habituado a conviver e tem mecanismos naturais de reparação", sublinhou.

"Cai dentro de todo o conjunto de stress a que as nossas células estão sujeitas, que não é só obviamente da radiação, mas de todo o ambiente que nós temos, e acaba por contribuir para esse stress, sem ser, julgo eu, uma questão preocupante de saúde pública nacional", acrescentou.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos