Natura2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sol e o centro da Galáxia

3 participantes

Ir para baixo

Sol e o centro da Galáxia Empty Sol e o centro da Galáxia

Mensagem por Jone 22nd dezembro 2008, 08:05

Ando para postar esta minha dúvida vai para alguns dias...
Outro dia li que o Sol, no seu movimento em torno da Galaxia, se desloca a uma velocidade de cerca de 225km/seg. E que esse movimento era acompanhado, como é logico, pelos restantes Astros do Sistema Solar.
Agora vem a duvida que me anda a "atormentar"....
Segundo a minha maneira de ver a "coisa", uma nave(sonda) enviada do planeta Terra para fora do Sistema Solar teria que ultrapassar essa velocidade do translação do Sol!...
Onde é que estou a visualizar mal a coisa? é que é de meu/nosso conhecimento que as sondas Voyager já estão a sair do Sistema Solar, mas não viajam a mais de 225km/s !!. Como é possivel?

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Número de Mensagens : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Sol e o centro da Galáxia Empty Re: Sol e o centro da Galáxia

Mensagem por Carlos Costa 22nd dezembro 2008, 10:43

Tópico movido para Astronomia.

Peço a todos os membros para ler um comunicado em https://natura2100.forumeiros.com/sugestoes-questoes-e-comunicados-f8/explicacoes-virtuais-t207.htm#1181
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Sol e o centro da Galáxia Empty Re: Sol e o centro da Galáxia

Mensagem por Carlos Costa 22nd dezembro 2008, 10:58

Jone escreveu:Ando para postar esta minha dúvida vai para alguns dias...
Outro dia li que o Sol, no seu movimento em torno da Galaxia, se desloca a uma velocidade de cerca de 225km/seg. E que esse movimento era acompanhado, como é logico, pelos restantes Astros do Sistema Solar.
Agora vem a duvida que me anda a "atormentar"....
Segundo a minha maneira de ver a "coisa", uma nave(sonda) enviada do planeta Terra para fora do Sistema Solar teria que ultrapassar essa velocidade do translação do Sol!...
Onde é que estou a visualizar mal a coisa? é que é de meu/nosso conhecimento que as sondas Voyager já estão a sair do Sistema Solar, mas não viajam a mais de 225km/s !!. Como é possivel?
Boas Jone

Não somente o Sol e os astros se movem a 225km/s em torno da galáxia como tudo o resto no nosso sistema solar. Eu, tú e as sondas Voyager, também nos movemos a essa velocidade em torno da galáxia. Wink

Essa é a dúvida base que foi explicada por a Teoria da Relatividade. Apesar de eu e tú, se estivermos sentados num sofá, parecermos estar em repouso para um observador terrestre, para um observador que esteja fora da Via Láctea, nós os dois e tudo o resto, encontramo-nos em movimento (a 225 km/s) em torno da galáxia. Wink
E para um observador fora do nosso aglomerado de galáxias (o aglomerado local que compreende cerca de 20 galáxias) o nosso movimento é ainda maior em torno do nosso cluster de galáxias (cluster da Virgem que compreende milhões de galáxias). Wink

Abraço
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Sol e o centro da Galáxia Empty Re: Sol e o centro da Galáxia

Mensagem por Jone 23rd dezembro 2008, 06:11

Sim Carlos,
isso de ser "relativo" o nosso movimento não me faz confusão.
Aquilo que eu tentei perguntar foi o como é possivel a uma sonda ou nave sair do efeito gravitico do Sol e/ou Galaxia!!
isto é,
quando é enviada uma sonda para Jupiter, p.ex, esta para alem da velocidade que leva relativamente ao Sol, está sob o efeito da gravidade do Sol e da energia cinetica que a faz acompanhar o movimento do sistema solar em torno da Galaxia, certo?
Então como é que se consegue vencer essa energia que faz todo o sistema solar "rodar" a 225km/s em torno do centro da Galaxia?

O melhor exemplo que eu me lembro agora é o de andar de comboio.
Nós podemos andar para a frente e para tras, passando de carruagem em carruagem, mas nunca podemos sair do comboio, pois se o fizermos sem estarmos á mesma velocidade do comboio, o trambulhão que vamos dar vai-nos causar muito possivelmente a morte!!

Refazendo a pergunta:
Como é possivel vencer essa força que faz com que tudo o que esteja dentro do nosso sistema solar rode a 225km/s em torno do centro da Galaxia?

Jone
Membro Regular
Membro Regular

Número de Mensagens : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Sol e o centro da Galáxia Empty Re: Sol e o centro da Galáxia

Mensagem por __gArY__ 23rd dezembro 2008, 11:01

Jone de fato você não esta a compreender na integra o PR. O principio da relatividade que não foi introduzido por Eistein, foi na verdade sacramentado por ele, mas galileu já falava isso há muito tempo. Dê uma lida sobre a relatividade galileana.

Tentarei te explicar o que ocorre. Quando enviamos uma sonda para o sol digamos, ela já esta se movimentando a 225km/s. Na verdade ela está fazendo uma infinidade de movimentos e todos estes movimentos podem ser representado por vetores e o movimento real que ela fará seria a soma desses vetores compreende?

Ou seja o sol ao girar em torno da galaxia carrega consigo os astros que o orbitam, logo o vetor velocidade que faz com que o sol esteja em movimento ao redor da galaxia é "passado" para todos os objetos que o orbitam, logo por inercia a sonda que sai daqui já tem essa velocidade não precisando ela atingir essa velocidade, ela apenas continua com essa velocidade por inercia, afinal no espaço o atrito é ridiculo de pequeno. O principio da relatividade então é uma grande consequencia da lei da inercia.

É a mesma coisa com o ar aqui na terra. Sabia que a velocidade angular de rotação da terra é proxima a velocidade do som? Mas como você não percebe que por exemplo as nuves estão "ficando para trás" a velocidade do som já que nossa superficie terrestre está rodando a essa velocidade? Resposta está tudo rodando a mesma velocidade tanto a superficie terrestre, quanto as nuvens, como o ar, como a agua, tudo.

está é a beleza do PR, tudo se passa para nós como se estivessemos em repouso. pense nisso.

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Sol e o centro da Galáxia Empty Re: Sol e o centro da Galáxia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos