Natura2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teoria das Cordas

4 participantes

Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Teoria das Cordas

Mensagem por Gauss 27th novembro 2008, 10:58

Alguém me pode explicar a sério mesmo o que éa teoria. Sei mais ou menos mas não sei como influencia nem como trabalho com ela.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 172
Idade : 31
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Física das Partículas
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Carlos Costa 28th novembro 2008, 10:30

Tópico movido para Física.

Essencialmente a teoria diz que os constituintes básicos da matéria são filamentos unidimensionais, que através da sua vibração dão as propriedades a cada partícula. Têm o comprimento de Planck essas cordas.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por JoTa_9 26th dezembro 2008, 15:52

Fica aí um documentário da BBC sobre a teoria das supercordas e teoria M.

JoTa_9
JoTa_9
Cientista Amador
Cientista Amador

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Astronomia/Física

http://cosmos-news-hist.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Carlos Costa 27th dezembro 2008, 15:16

O problema da teoria das cordas é que a teoria vai séculos à frente da experimentação!
Para recriarmos uma corda num acelerador precisaríamos de uma acelerador de partículas do tamanho do sistema solar!

Sinceramente, penso que ultimamente as revoluções da teoria têm sido mais "rearranjos" do que ciência. É uma teoria que está a cair no descrédito...
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por JoTa_9 27th dezembro 2008, 16:08

Carlos Costa escreveu:O problema da teoria das cordas é que a teoria vai séculos à frente da experimentação!
Para recriarmos uma corda num acelerador precisaríamos de uma acelerador de partículas do tamanho do sistema solar!

Sinceramente, penso que ultimamente as revoluções da teoria têm sido mais "rearranjos" do que ciência. É uma teoria que está a cair no descrédito...

Sim, isso também é verdade. Mas no geral, toda a nova Física está muito avançada em relação à experimentação.
Como não conheço muito bem as fundamentações da Teoria das Supercordas, não sei até que ponto pode ser válida, mas pelo menos o conceito é interessante! Sempre acreditei em mais que um Universo. Wink
JoTa_9
JoTa_9
Cientista Amador
Cientista Amador

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Astronomia/Física

http://cosmos-news-hist.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Gauss 27th dezembro 2008, 16:18

Também eu. Desde pequeno que os imagino. Agora só uma pergunta aparte. Apesar do que diz no documentário sobre os mundos serem diferentes, se eles começaram da mesma maneira não deveriam manter-se iguais? É um problema que me atinge já há algum tempo pois se nós atirarmos uma moeda ao ar ela vai sair cara ou coroa e para nós é uma hipótese de 50% mas se viajássemos no futuro em uns segundos hipoteticamente e víssemos que a moeda calhava em cara por exemplo então não haveria probabilidades. Certo?

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 172
Idade : 31
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Física das Partículas
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por JoTa_9 27th dezembro 2008, 16:27

Apesar do que diz no documentário sobre os mundos serem diferentes, se eles começaram da mesma maneira não deveriam manter-se iguais?

Se as leis forem iguais e as circunstâncias (matéria, energia, não sei se se lhe pode chamar assim), também, então o Universo teoricamente deveria ser igual. Se fizeres um bolo seguindo uma receita, várias vezes, ele deve sair sempre igual, a não ser que coloques mais ou menos de um ingrediente ou alteres a temperatura do forno... Wink

nós atirarmos uma moeda ao ar ela vai sair cara ou coroa e para nós é uma hipótese de 50% mas se viajássemos no futuro em uns segundos hipoteticamente e víssemos que a moeda calhava em cara por exemplo então não haveria probabilidades.

Devolvo-te a pergunta: E se fizesses esse procedimento, por exemplo, 10 vezes. Quantas caras te saiam?
JoTa_9
JoTa_9
Cientista Amador
Cientista Amador

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Astronomia/Física

http://cosmos-news-hist.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Gauss 27th dezembro 2008, 16:45

Qual procedimento?

E quanto à tua primeira afirmação está a escapar-se do objectivo porque está a sugerir que existe algo superior que pode "mudar a temperatura do forno". Se tens regras iguais no início tens as regras finais exactamente iguais. A parte do bolo é muito diferente porque nós, humanos, podemos mudar o que quisermos.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 172
Idade : 31
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Física das Partículas
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por __gArY__ 28th dezembro 2008, 07:11

generalizando a discurssão o universo é determinista ou não?
se é determinista e se começou da mesma rigorosa forma então deve ser rigorosamente igual.
sempre penso em um sistema ou uma função, se você sempre coloca a mesma variavel na função obterá sempre o mesmo resultado. impossivel escapar disso.

quanto as probabilidades é um assunto complexo. o rolar de 1 dado de 6 lados por exemplo dizem que a probabilidade de cair uma face é 1/6, mas isso é uma mera aproximação da nossa ignorancia. porque? pois se pudessemos medir com precisao absoluta a velocidade angular e linear que se joga o dado e medir tambem como o chão vai interagir com o dado então poderiamos prever facilmente que face do dado cairia.

no caso da moeda a força que aplica nela define qual lado vai cair. o que acontece é que uma força de 1newton por exemplo faz cair cara uma força de 1,1newton faz cair coroa logo estatisticamente como voce nao consegue controlar com precisao os movimentos de seu musculo os resultados seram sempre espaços amostrais equivalentes 50% 50%.

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Gauss 28th dezembro 2008, 08:44

Está a desviar-se do meu objectivo. Aquilo que quero dizer é que aparte da sua correcta afirmação das probabilidades não serem certas o exemplo da moeda é igual com as regras que disse e sem as regras. Você está num avião e ele cai. Você sobrevive. Basicamente as probabilidades não existem num contexto generalizado temporal porque você apesar da probabilidade do avião cair ser ínfima acaba por não interesar porque o avião caiu. Aqui a questão é a primeira que referiu. Mas se são Universos paralelos então têm que começar todos da mesma maneira. Dizer o que os físicos disseram na primeira parte do documentário é admitir que há algo superior (não confundam com religião porque basta haver uma força fundamental que actue fora dos Universos para actuar desta maneira) a controlar. Mas se hipoteticamente não há nada mesmo além dos Universos, apenas um elemento de ligação, ou esses podem mesmo não existir, então todos os Universos são iguais.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 172
Idade : 31
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Física das Partículas
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por __gArY__ 28th dezembro 2008, 11:00

nao estava a fugir do objetivo apenas a exemplificar. de resto é isso ai.

concordo com o carlos quando diz que as teorias hoje são mais rearranjos do que qualquer outra coisa. essa é mais um exemplo.

__gArY__
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 166
Idade : 36
Localização : Brasília
Área das ciências naturais favorita : Física
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por JoTa_9 28th dezembro 2008, 12:09

Gauss escreveu:Mas se são Universos paralelos então têm que começar todos da mesma maneira. Dizer o que os físicos disseram na primeira parte do documentário é admitir que há algo superior (não confundam com religião porque basta haver uma força fundamental que actue fora dos Universos para actuar desta maneira) a controlar. Mas se hipoteticamente não há nada mesmo além dos Universos, apenas um elemento de ligação, ou esses podem mesmo não existir, então todos os Universos são iguais.

Resta saber isso não é?
Segundo esse documentário, as leis Físicas não têm que ser necessariamente as mesmas. Não conheço bem a Teoria por isso não posso falar...mas por exemplo, nesse documentário falo no conceito da supergravidade.Também há muitas dúvidas em relação a isso.
JoTa_9
JoTa_9
Cientista Amador
Cientista Amador

Número de Mensagens : 231
Idade : 32
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Astronomia/Física

http://cosmos-news-hist.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Carlos Costa 28th dezembro 2008, 14:47

JoTa_9 escreveu:Sim, isso também é verdade. Mas no geral, toda a nova Física está muito avançada em relação à experimentação. Wink
Excepto a física de partículas onde temos já mais de 100 partículas descobertas, onde a teoria não explica onde se encaixam, ou para que é que a natureza precisa delas! Smile

JoTa_9 escreveu:Como não conheço muito bem as fundamentações da Teoria das Supercordas, não sei até que ponto pode ser válida, mas pelo menos o conceito é interessante! Sempre acreditei em mais que um Universo.
A matemática existente não consegue ser usada para explicar certos conceitos da teoria das cordas. É preciso novos ramos da matemática!
Pessoalmente, estudei muito esta teoria e atraía-me muito, mas ultimamente tenho observado re-arranjos sucessivos na teoria, que retiram a sua premissa básica.
Lembro que as implicações da teoria não são só universos paralelos. A teoria afirma que existe um multiverso a 11 dimensões onde as branas (universos independentes) se movimentam. A nossa brana é uma delas. As outras dimensões não as visualizamos porque ficaram "presas" em estranhas formas geométricas durante a inflação do cosmos.
Mas na teoria temos também novas dimensões, novo conceito de matéria e de forças e nova geometria. O que não gosto da teoria é da unificação da relatividade com a mecânica quântica. Parece mais uma forma de "esquecer" o problema, do que resolve-lo!

Gauss escreveu:Se tens regras iguais no início tens as regras finais exactamente iguais.
Não é bem assim. Em cada brana (universo) particular, desenvolveram-se diferentes constantes da natureza!
Lembra-te que nos primerios milionésimos de segundo do universo, as mudanças aconteciam bruscamente e radicalmente! Wink
Em cada brana, ocorreram mundanças diferentes.
As constantes são por isso diferentes em cada brana. Basta a gravidade um pouco mais fraca, para não haver formações de galáxias! A carga do electrão um pouco mais forte, para não haver equilibrio electromagnético! E por aí fora...
A maioria das branas, não contêm agregados materiais. A nossa brana, por sorte, possui!
Isto tudo de acordo com a teoria das cordas, claro... Wink
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Gauss 28th dezembro 2008, 15:52

"Não é bem assim. Em cada brana (universo) particular, desenvolveram-se diferentes constantes da natureza!
Lembra-te que nos primerios milionésimos de segundo do universo, as mudanças aconteciam bruscamente e radicalmente!
Em cada brana, ocorreram mundanças diferentes.
As constantes são por isso diferentes em cada brana. Basta a gravidade um pouco mais fraca, para não haver formações de galáxias! A carga do electrão um pouco mais forte, para não haver equilibrio electromagnético! E por aí fora...
A maioria das branas, não contêm agregados materiais. A nossa brana, por sorte, possui!
Isto tudo de acordo com a teoria das cordas, claro... "

Não consigo conceber essa ideia. Você afirma que em cada Universo houve mudanças diferentes portanto está a dizer-me que ou as probabilidades são puras e correctas ou que existe algo que controle essas mudanças. A primeira não é possível pelo simples facto das probabilidades estarem limitadas por regras temporais como disse a bocado. Se você atirar como disse a bocado uma moeda e calhar-lhe cara e voltar atrás um milhão de vezes irá sempre ser cara. As probabilidades são um modo diferente de observar o mundo mas elas só existem se forem exactas. Se hipoteticamente houver hipoteses de 50% perfeitos de lhe calhar tanto cara ou coroa então está a criar também uma situação impossível porque significa que têm que sair ambas as hipoteses. A questão aqui é que a teoria do caos, mais especificamente o efeito borboleta só se verifica quando há condições exteriores à experiência. Uma vez que em princípio não há nada fora do Universo então tudo deve decorrer igualmente.

Agora falando da teoria das cordas em si acho que é muito boa ideia fazerem uma nova teoria porque cada vez mais me parece que fizemos algo mal no princípio e está-se a inventar cada vez mais maneiras absurdas de explicar os problemas nasequações do modelo padrão. Só tenho mesmo pena que seja tão difícil criar meios para verificar esta teoria.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 172
Idade : 31
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Física das Partículas
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Carlos Costa 28th dezembro 2008, 16:00

Em cada universo, as probabilidades são infinitas!
Após cada Big Bang, em cada brana, um novo universo tem lugar. Ao utilizares milhões de variáveis em uma singularidade, é esse o resultado final! Wink
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Gauss 28th dezembro 2008, 16:07

Very Happy Não vamos conseguir chegar a acordo porque eu não me consigo explicar melhor e porque não consigo conceber essa ideia na minha cabeça. É que não existem variáveis naquilo que estou a querer dizer. São variáveis para nós que ainda não vimos algo acontecer mas são acontecimentos certos no futuro porque eles não mudam. Estou a querer dizer isto num Universo em que possa retratar tudo o que já aconteceu porque a minha posição no tempo é infinito no futuro. Eu estou a escrever isto agora e se não escrever as coisas decorrerão de modo diferente e eu tenho controlo sobre o que faço mas se for no tempo 1 minuto conseguirei ver isto escrito e sei que num Universo em que tudo tenha decorrido igual até este momento estou a fazer tudo igual a não ser que haja algo noutro Universo que não exista neste que mude, por exemplo alguém que me apague o pc...

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 172
Idade : 31
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Física das Partículas
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Carlos Costa 28th dezembro 2008, 16:12

Aí já estás a falar dos universos paralelos. Razz

Os universos paralelos é um conceito diferente do multiverso.
Os universos paralelos vêm do somatório de histórias da mecânica quântica e têm como base este universo (ou outro) em diferentes dimensões.
O Multiverso tem como base o nosso universo como uma bolha em um conjunto de universos.

Nos universo paralelos os diferentes universos não interagem uns com os outros, mas no multiverso, sim. No multiverso eles podem colidir e é através dessas colisões que se criam outros universos (branas). Wink

Em um Multiverso as branas têm todas diferentes configurações naturais.

A teoria das cordas trata do multiverso. Os universos paralelos é uma teoria da mecânica quântica.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Gauss 28th dezembro 2008, 16:16

Então falávamos de coisas diferentes mesmo. Óbvio que se há interacções então tudo pode seguir um rumo caótico.

Gauss
Membro Ativo
Membro Ativo

Número de Mensagens : 172
Idade : 31
Emprego : Estudante
Área das ciências naturais favorita : Física das Partículas
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Carlos Costa 28th dezembro 2008, 16:23

Gauss escreveu:Então falávamos de coisas diferentes mesmo. Óbvio que se há interacções então tudo pode seguir um rumo caótico.
Claro!!! Very Happy

Os universos paralelos é mais ficção científica! Surgiu para se tentar explicar o experimento das duas fendas, sem usar a interpretação de Copenhaga ou as variáveis escondidas.
Foi formulado por Hugh Everett e mais tarde apoiado por Feynman!

O Multiverso é uma "consequência" da Teoria das Cordas. Wink

Imagina uma banheira cheia de bolas de sabão. Todas elas a ocuparem o espaço da banheira, mas em diferentes posições espaciais, tal como bolas de ping-pong num balde. É isso o Multiverso!
Cada bola de ping-pong, ou cada bola de sabão, é um universo particular.
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria das Cordas Empty Re: Teoria das Cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos