Natura2100
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Efeito estufa

4 participantes

Ir para baixo

Efeito estufa Empty Efeito estufa

Mensagem por andrehss2006 27th outubro 2008, 18:30

Olá amigos, parabens pelo fórum e esperamos que seja divulgado e debatido pois acredito que a sabedoria é a base fundamental para o crescimento do homem.

nesse tópico coloco um assunto atual e acho que vale a pena cada um de nós expressar suas opiniões a respeito desse assunto muito polemico e que deve ser debatido.

como será que nosso planeta vai se comportar com o efeito estufa causado pela queima de combustíveis fósseis incessante que vem acontecendo?
como devemos contribuir para o bem estar do nosso lar?
existe solução?

aí está, espero respostas e estou divulgando o fórum para os meus contatos e no meu blog

abraços,

André Sampaio

andrehss2006
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 2
Idade : 55
Localização : Natal-RN

http://www.vibeflog.com/ANDREHSS2006

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por Alcance 27th outubro 2008, 19:05

olá andrehss2006,

eu gostaria de espressar minha opinião sobre o assunto, mas primeiro preciso fazer uma observação sobre algo que você disse.

como será que nosso planeta vai se comportar com o efeito estufa

O correto é dizer: comportar com o agravamento do efeito estufa.

O efeito estufa é mundamental para a sobrevivencia no nosso planeta. Funciona como numa estufa nas plantações, que conserva o calor dentro delas. Se não fosse isso, talvez não sobreviveriam nas condições do meio de fora por estar em uma localidade de clima diferente da que elas vivem.
O problema disso tudo, é que nós seres humanos estamos fazendo com que o efeito estufa fique rigoroso, emitindo gases pela atmosfera que causam um aumento do efeito estufa. E isto tem efeitos colaterais drásticos para o planeta e os seres que nele vivem. A temperatura média aumenta, o ar fica poluído e como consequencia, muito da fauna e flora não resistem as novas condições ambientais, e inclusive nós seres humanos.

Resumindo tudo, estamos cavando nossa propria cova, destruindo nosso lar. Estamos fazendo mal ao planeta, e ele em consequencia está fazendo mal a nós. Estamos "plantando" agravamenteo do efeito estufa, e vamos colher os frutos drásticos depois.

Como não podemos parar com certas atitudes ( fabricas, desmatamentos, e ect) com eficácia -dependemos de certas coisas que veem disso tbm- devemos procurar achar maneiras de diminuir as causas para ter consequencias menos drasticas.

esta é minha opinião até aqui.

Alcance
Alcance
Alcance
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 14
Idade : 35
Localização : Brasil/MG
Área das ciências naturais favorita : Astronomia e Astrofisica
Cientista favorito : Albert Einstein e Galileu Galilei

http://alcanceuniversy.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por Carlos Costa 28th outubro 2008, 12:41

andrehss2006 escreveu:Olá amigos, parabens pelo fórum e esperamos que seja divulgado e debatido pois acredito que a sabedoria é a base fundamental para o crescimento do homem.

nesse tópico coloco um assunto atual e acho que vale a pena cada um de nós expressar suas opiniões a respeito desse assunto muito polemico e que deve ser debatido.

como será que nosso planeta vai se comportar com o efeito estufa causado pela queima de combustíveis fósseis incessante que vem acontecendo?
como devemos contribuir para o bem estar do nosso lar?
existe solução?

aí está, espero respostas e estou divulgando o fórum para os meus contatos e no meu blog

abraços,

André Sampaio
Boas André,

Obrigado pelas tuas simpáticas palavras e por a divulgação do Natura no teu blog. Smile

A solução vai passar por energias limpas. Por a energia eólica e solar. A energia nuclear também é uma boa solução, mas apresenta maiores riscos.

Abraço
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por jackslater 29th outubro 2008, 04:03

O 1º passo era a redução superior a 50% do uso do automóvel que "queime" combustíveis fosseis, essa era um grande passo.

Criar meios de transportes públicos "limpos" que servissem as populações, na minha zona vivo a 3km do centro da cidade e tenho de me deslocar de carro porque não existe transportes públicos.

Investir mais no comboio em prole do avião, não quer dizer que tenha de ser TGV´S os alfa pendulares são suficientes.

Porque o mal já está feito, agora é tentar remediar.
Penso que existem "capturadores de CO2" nas grandes cidades mas acho que a sua função é insignificativa.

jackslater
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por jackslater 29th outubro 2008, 04:08

A população mundial cifra-se agora em cerca de 6 mil milhões de pessoas, ou seja, mais 140% relativamente à 50 anos atrás. Em 2050 seremos 9 mil milhões.

Se o actual ritmo de extinção continuar, a Terra poderá perder metade do total de espécies de plantas e animais nos próximos 50 anos.

No período 2080-2100, prevê-se um aumento da temperatura média do ar por todo país, especialmente no Verão e nas regiões do interior. Alguns modelos projectam reduções na precipitação média e na duração da estação de chuvas.

Embora ocupem apenas 0,7% do fundo dos mares, os corais constituem o habitat de mais de 25% das espécies marinhas do planeta.

Em 1996, 25% das espécies de mamíferos e 11% das espécies de aves encontram-se em risco de extinção.

Se for mantido o actual ritmo de desflorestação, uma grande parte das 50 a 90% das espécies vivas do Planeta que vivem nas florestas será extinta a meio deste século.

O consumo global de água duplica em cada 20 anos, mais do dobro da velocidade de crescimento da população humana.

Com o aumento da temperatura e subida do nível dos oceanos, um terço dos habitats terrestres poderão desaparecer, incluindo metade das florestas boreais!

A concentração de CO2 na atmosfera é hoje 30% maior do que no período pré-industrial, com um aumento de 281 partes por milhão (ppm) em 1800, para 327 em 1972, 356 em 1992 e 367 em 2002.

4 Milhões de euros serão disponibilizados pela CE para projectos portugueses do programa Life-Natureza: preservação do peneiro-das-torres do sisão, de oito espécies raras da flora e dos habitats na Serra da Estrela.
Utilize a energia elétrica racionalmente! Evite deixar ligados aparelhos ou lâmpadas sem necessidade...

Evite comprar de adereços que utilizem peças de origem animal como penas, plumas, peles, marfim, ossos, etc...

As florestas remanescentes são destruídas a um ritmo anual 160 000 quilómetros quadrados – quase duas vezes a área de Portugal – principalmente na América do Sul, Sudeste Asiático e Africa.

As mudanças na precipitação e temperatura poderão levar à redução do escoamento anual dos rios. A qualidade dos recursos hídricos, o aumento da frequência das cheias e das necessidades de água para a rega são também consequências.

Segundo diversos estudos, as fontes alternativas (energias renováveis) poderiam satisfazer metade das necessidades energéticas em 2050.

Especialmente problemático é a contaminação dos aquíferos – quase um terço do abastecimento de água em todo o mundo – pois ao contrário das águas superficiais, demoram centenas de milhares de anos a renovar-se.

Consumo consciente! Evite adquirir produtos com excesso de embalagens descartáveis, pois uma vez que estes consomem recursos aquando da sua fabricação e aumentam a quantidade de lixo.

O apoio financeiro à agricultura biológica ou a práticas agrícolas que ajudem a conservar o solo contam apenas com 2% do total do orçamento agrícola nos países industrializados.

O apoio financeiro à agricultura biológica ou a práticas agrícolas que ajudem a conservar o solo contam apenas com 2% do total do orçamento agrícola nos países industrializados.

Evite comprar móveis ou outros utensílios feitos com madeiras de árvores ameaçadas de extinção como mogno, imbuia, araucária, peroba, canela, marfim etc...

Evite a contaminação da natureza! Procure consumir produtos cultivados sem o uso de pesticidas agrícolas, pois estes não têm impacte negativo na Natureza.

Ajude a diminuir a quantidade de lixo, prefira produtos feitos de material reciclado!

29 é o número Áreas Protegidas em Portugal. Existem ainda 29 ZPE, 90 Sítios da Rede Natura e 61 Sítios de importância Comunitária.

Entre 50 a 100 espécies de animais e plantas desaparecem do planeta diariamente, num ritmo de extinção mais rápido do que em qualquer outro período nos últimos 65 milhões de anos.

Em 2025, prevê-se que devido à crescente procura de água (maior do que a oferta), cada duas em três pessoas do planeta tenham de enfrentar a escassez de água.

Dos 29 parques e reservas portugueses apenas 7 têm um plano de ordenamento e dos Sítios de Rede Natura apenas 1 possui plano de gestão!

A temperatura, os níveis de ozono troposférico e os alergénicos a aumentar, provocam doenças respiratórias. Aumentam também as doenças transmitidas pela qualidade de água e dos alimentos

Os corais existem há mais de 200 milhões de anos, mas 25% já estão mortos e se o ritmo de destruição se mantiver poderão deixar de existir em apenas 30 a 50 anos.

43% é o número previsto para o aumento das emissões de gases com efeito estufa até 2020, segundo a Agência para a Protecção Ambiental norte-americana.

A mudança climática poderá exigir uma maior necessidade de água para irrigação e condicionar a erosão dos solos e o aparecimento de novas pragas. Sugere-se a antecipação da sementeira do trigo e do milho.



Matemática é uma ciência exacta. Pensem nos números

jackslater
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por jackslater 29th outubro 2008, 04:09

Quero deixar uma dica, muitas Camaras Municipais tem um serviço GRATUITO de recolha de lixo de grandes dimensões (sofas, fogões, frigorificos, etc, etc) não os deite na mata, peçam a recolha dos mesmo que depois são encaminhados para a reciclagem.

Outra, em vez de comprar garrafas de 1,5L comprei garrafões de 5L.

jackslater
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por Carlos Costa 29th outubro 2008, 11:13

Excelentes posts, jackslater! Muito informativos e ricos em concelhos úteis. Smile

Não sei se têm acompanhado, mas o Discovery Channel tem apresentado 8 ideias para salvar o planeta!
A que mais gostei, foi a de colocar balões no ar, presos a fios condutores, para captar a energia do vento (energia eólica). Energia 100% limpa!

Para reduzir o dióxido de carbono, apostam em lançar nutrientes para o mar, para algumas espécies marinhas, se reproduzirem rapidamente e assim "comer" o dióxido de carbono do ar.
São experiências interessantes...
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por Alcance 29th outubro 2008, 16:56

Carlos,

são ideias interessantes mesmo. Energia eólico é 100% limpa.
Mas para conseguir essa energia é preciso muito vento e um grande intervalo de tempo? Será que seria o suficiente para abastecer uma população, ou só seria uma alternativa viável que diminuiria o uso de outras energias não tão limpas?

abraços
Alcance
Alcance
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 14
Idade : 35
Localização : Brasil/MG
Área das ciências naturais favorita : Astronomia e Astrofisica
Cientista favorito : Albert Einstein e Galileu Galilei

http://alcanceuniversy.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por Carlos Costa 29th outubro 2008, 16:58

Alcance escreveu:Carlos,

são ideias interessantes mesmo. Energia eólico é 100% limpa.
Mas para conseguir essa energia é preciso muito vento e um grande intervalo de tempo? Será que seria o suficiente para abastecer uma população, ou só seria uma alternativa viável que diminuiria o uso de outras energias não tão limpas?

abraços
Seria viável em grandes quantidades. Seriam precisos muitos balões, espalhados por todo o globo. Juntamente com painéis solares para captar energia solar.

Abraço
Carlos Costa
Carlos Costa
Administrador

Número de Mensagens : 599
Idade : 40
Localização : Porto
Tempos Livres : Natura2100, poesia e história universal.
Área das ciências naturais favorita : Cosmologia
Cientista favorito : Isaac Newton

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por jackslater 30th outubro 2008, 03:40

Por exemplo temos uma costa enorme e não aproveitamos a energia das mares/ondas que é 100% limpa e pode ser utilizada em muito sitios.

Tem de se interligar as várias energias renováveis. e dar mais atenção ás mais rentaveis

jackslater
Iniciante
Iniciante

Número de Mensagens : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Efeito estufa Empty Re: Efeito estufa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos